segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Abrigo São Vicente de Paulo abriga idosos do Agreste Meridional




 
                                             Despesa da instituição ultrapassa 100 mil reais

O Abrigo São Vicente de Paulo, em Garanhuns, abriga idosos de todo o Agreste Meridional. São trazidos para a instituição pessoas na terceira idade por os mais diversos motivos. Muitos são vítimas de maus tratos, outros de golpes de empréstimos bancários, alguns porque a família não tem condições de cuidar do idoso e alguns poucos casos em que o idoso prefere morar no abrigo.

Um serviço de telemarketing e realizado pelo abrigo com o intuito de angariar recursos para que a instituição seja mantida e os idosos levem uma vida com dignidade e cuidados, principalmente, a atenção com a saúde. O objetivo vai além de ajudar nas despesas do local. A intenção é conscientizar a população da necessidade de manter a instituição.

Mais de 70 idosas moram no abrigo, que conta com uma equipe de mais de 40 funcionários, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeuta. A instituição, que não tem fins lucrativos, acolhe pessoas a partir 60 anos de idade, em situação de risco ou que não possuem mais o uso da razão. O abrigo funciona como residência, e assiste ao idoso de forma integral.

O lugar, é mantido como toda instituição Filantrópica: com 70% da aposentadoria dos idosos, verba do Governo Federal e doações da população. De acordo com a diretora do abrigo, conhecida como Irmã Fabiola, o custo para manter toda a estrutura é alto. São mais de R$ 100 mil por mês, para atender todas as necessidades dos abrigados.

“O repasse do Governo Federal está defasado há três anos. Se não fosse a colaboração da sociedade, não teríamos como manter o obrigo”. A irmã ainda agradeceu a Deus, pela consciência que a população tem demonstrado, quanto ao cuidado com as idosas que se encontram por lá.

A diretora declarou que muitas das idosas que se encontram no abrigo, não recebem o benefício completo. O que segundo ela, as vezes acontece, pela utilização indevida de terceiros, em casos de empréstimos, por exemplo. Outro fato quanto às abrigadas, segundo Fabíola, é a existência de violência e abandono. A responsável pela instituição afirma que muitas das idosas que foram parar no local, foram vítimas de maus tratos.

Com o objetivo de promover a proteção ao idoso, foi criado o Núcleo de Enfrentamento Contra a Pessoa Idosa de Garanhuns. Segundo o Promotor de Justiça, Domingos Sávio, o Núcleo dispõe de equipe interdisciplinar para registrar e receber casos de maus tratos. E além disso, também fará o encaminhamento a Polícia e ao Ministério Público.

Para quem quiser contribuir:
Abrigo São Vicente de Paulo

Avenida Oliveira Lima, 70 - Heliópolis  
Garanhuns - PE, 55296-400
(87) 3761-3947



Nenhum comentário:

Postar um comentário