segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

João de Barros: obra que vale a pena contar





O artista tem uma paixão descrita na maior parte de suas composições, o amor por Garanhuns

João Severiano de Barros Filho, mais conhecido como João de Barros de Garanhuns, cantor, compositor e pai de dez filhos, mora no bairro Mundaú, na Suíça Pernambucana. Natural de Amaraji, zona da mata pernambucana. O artista tinha um sonho se formar em medicina, mas a vida o levou por outros caminhos. 

Chegou à Garanhuns para passar três meses e lá se foram mais de sessenta anos. Aos 85 anos João de Barros fala sobre a vida, os sofrimentos, as conquistas. Casou-se por quatro vezes, ficou viúvo por duas, teve um dos filhos assassinados, hoje vive sozinho. “A solidão é a pior coisa da vida”, disse Barros. 

A vida foi dura para João de Barros logo cedo. Aos 13 anos o cantor foi expulso de casa pela própria mãe, que tinha se casado outra vez depois da morte do pai de João. “Essa foi a maior dor da minha vida”, afirmou. Como não tinha para onde ir o jovem João passou a morar nas ruas. “Passei muita fome. Cheguei a ter tuberculose de tanta fome! Foi cerca de um ano internado para curar a doença, mas tinha uma certeza Jesus tomava conta de mim”, disse. 

Barros acrescentou: “Achei o que era ruim nas ruas, me deparei com gangues de ladrões. Mas, sempre quis o que era certo. Tudo o que eu tinha cabia numa sacola, algumas peças de roupas e um chinelo. Um dia quando não aguentava mais de fome entrei numa vendinha e pedi meio pão e sopa, e foi então que encontrei um amigo, Manuel Simplício, que pagou minha refeição e me tirou das ruas”.
Trabalhou como pedreiro, pintor de carro, em padaria e armazém. Aos poucos a vida de João de Barros foi melhorando. Contudo, a maior paixão do compositor é a música. “Sou um verdadeiro apaixonado pela música”, comenta.  

“Às vezes acordo de madrugada com a música na cabeça e logo me levanto. Tem canções que faço com três dias, já outras faço em cinco minutos”, disse Barros. 

Participou de vários festivais musicais, integrante do grupo Vocalista da Saudade, onde passou 20 anos. “Era um grupo no estilo de Demônios da Garoa. Eu era a voz natural aguda. Lembro que em um Festival de Música Brasileira fiquei em 2º lugar, defendendo uma musica de Martinho da Vila, fiquei muito emocionado”.

Autor de inúmeras canções dedicadas à Garanhuns o artista procura valorizar a cidade do coração. Em uma das letras João mostra o sentimento que tem pela cidade das flores. “Garanhuns terra hospitaleira, boa de morar, terra da garoa quem vai não quer mais voltar”.

Apesar de não ter tanto apoio João de Barros já gravou cinco álbuns e já está com um novo CD pronto para ser gravado. “Esse é meu sonho, luto para deixar a minha história para minha família e para Garanhuns, pois me considero filho dessa terra”.

Quando fala em Garanhuns e em tudo que passou na vida João se emociona e com um olhar sereno, de quem muito já lutou, mas apreendeu a serenidade que vem com o tempo, afirma ser feliz e que muito conquistou. E em tom de agradecimento ele fala: “Sou muito querido! E bem "quisto" nessa cidade que considero minha”, finaliza. 

Reportagem produzida para o Jornal Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário