segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

BUSTO DE SIMÔA GOMES HÁ MESES NÃO ESTÁ NO LOCAL



Busto de Simôa Gomes que não está no local


Falta o busto e a conservação do lugar
Quem passa pela avenida Simôa Gomes, no bairro Heliopólis, em Garanhuns se depara com o descaso. A rua recebe o nome de uma grande figura histórica da cidade. Foi Simôa Gomes quem doou terras ao que se tornará Garanhuns. Para homenagear essa importante mulher um busto foi erguido na rua que recebe o nome dela. Entretanto, que trafega pelo local percebe a falta de respeito por essa figura histórica. 

No canteiro onde deveria estar o busto de Simôa o abandono é que se faz presente. O mato e o lixo se proliferam por lá, além do busto não está no local. Onde foi parar o busto? Foi ser reformado? Pode ser! Mas, o fato é que faz meses que esse busto foi retirado e até agora não voltou para o lugar devido. Este blog entrou em contato, por e-mail, com a Secretaria de Comunicação da prefeitura e aguarda resposta.

Mais imagens:










HISTÓRIA: Vulto maior da nossa história, neta do sertanista Domingos Jorge Velho (que dizimou o Quilombo dos Palmares), ela deixou seu nome de heroína inscrito no passado desta Cidade, dama do mais alto porte, Simôa Gomes herdou do avô a coragem e o destemor, de porte varonil, cavalgava na fazenda do Garcia pertencente ao seu pai, no mais dignal estilo setecentista. Nós, Garanhuenses, de nascimento ou de coração, devemos muito à Senhora Simôa Gomes, pois Garanhuns existe graças à generosa doação ofertada à Confraria das Almas, de uma quadra de terra, em 15 de maio do ano de 1756, parte do Sítio denominado “Tapera do Garcia”. Com o intuito de revigorar a justa homenagem à importante personagem da nossa história, escolhemos com orgulho o seu nome, para identificar às atividades de hotelaria que desenvolvemos, daí a denominação da nossa “Pousada Simôa Gomes”. (fonte: pousada Simôa Gomes)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário